terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Ex Conselheiro dos Direitos Humanos relata ameaça de Morte do PCC.

Rosa Buffet

➡Luiz Carlos dos Santos foi ameaçado dentro da cadeia por um dos advogados do PCC. 'Quando você chegar no CDP irão cortar o seu pescoço', ouviu
Em novo depoimento à Polícia Civil de São Paulo, o ex-vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) Luiz Carlos dos Santos relatou que foi ameaçado dentro da cadeia por um dos advogados do PCC, que foi preso junto com ele na Operação Ethos. A ameaça teria ocorrido no dia 24 de novembro, no mesmo dia em que ele foi interrogado pela primeira vez, durante banho de sol na Penitenciária 1 de Presidente Venceslau (SP).O advogado José de Ribamar Baima teria se aproximado dele e lhe perguntado sobre o que tinha falado à polícia. Ribamar havia estranhado o demora do depoimento. Santos, então, respondeu que ficou 70% do tempo falando sobre o seu trabalho. Ribamar não se convenceu e disse: “Bem, Luiz, se você reconheceu alguém, falou nome de algum integrante do PCC, nós vamos ter acesso ao seu termo de declaração e aqui não ocorrerá nada, mas quando você chegar no CDP irão cortar o seu pescoço, mesmo se você estiver solto, nós vamos atrás de você e sua família”, conforme trecho do inquérito obtido com exclusividade por VEJA. No dia 29 de novembro, Santos prestou um novo depoimento, reafirmando tudo que havia dito antes e relatando a ameaça.
 Outro advogado preso na Ethos, Davi Gonçales, também o interpelou sobre o que havia dito à polícia. Por meio deste ficou sabendo que a facção havia contratado um advogado, conhecido como Jailson, por 10.000 reais para acompanhá-lo no primeiro interrogatório. Jailson, no entanto, não apareceu na delegacia e, por isso, “seria cobrado pela facção”, segundo Gonçales.

No interrogatório em questão, Santos admitiu aos investigadores que recebia uma mesada da facção para dar encaminhamento a denúncias falsas de maus tratos em presídios dominados pela organização criminosa. Também confirmou que o plano era fazer com que as queixas chegassem a ONU. Após a confissão, Santos foi afastado do cargo no Condepe. Ele foi o único dos 54 alvos presos que assumiu as imputações atribuídas a ele pela polícia. Os demais invocaram o direito ao silêncio ou disseram ser advogados de membros do PCC.

A Polícia Civil de São Paulo diz que a facção mantinha um grupo de advogados, a chamada célula R, para resolver problemas cotidianos, como pagar suborno a autoridades corruptas, agendar consultas médicas para presos e seus familiares, infiltrar-se em órgãos de direitos humanos, e ser o canal de comunicação entre a cúpula presa e os subordinados em liberdade.

O depoimento de Santos chegou ao conhecimento do PCC  por meio de uma advogada de nome Cintia, que foi à delegacia obter cópias do inquérito e a repassou ao advogado Ricardo Ennio Baccari, um dos cinco alvos da Ethos que continua foragido da Justiça, segundo o novo depoimento do ex-conselheiro.  Santos já havia relatado que fora ameaçado antes. Na primeira vez, disse que um homem desconhecido – possivelmente um advogado ou um policial à paisana – chegou a ele na delegacia de Cotia (SP) e lhe avisou que “prestasse atenção no que iria dizer”.

Essas ameaças foram elencadas pela Polícia Civil como um dos argumentos para manter os 54 alvos da Operação Ethos atrás das grades. Na semana passada, a Justiça de Presidente Venceslau acatou às alegações e converteu a prisão dos acusados de temporária (cinco dias) em preventiva (sem prazo determinado).

fonte. Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar deste Blog!