sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

FORAGIDO DO CPP DE BAURU É RECAPTURADO EM ASSALTO A CONDOMÍNIO DE BAURU

Agora, 112 dos 152 reeducandos que escaparam na rebelião da última terça-feira (24) já estão atrás das grades novamente. Um outro fugitivo do motim se apresentou, com o advogado, em Marília.

Horácio Rodrigues do Nascimento, 34 anos.

Mais um reeducando que havia fugido do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) 3, o antigo IPA, foi recapturado nessa quinta-feira (26). Ele foi preso pela PM logo após, juntamente com outros assaltantes, invadir uma residência em um condomínio na zona sul de Bauru. Na ocasião, os bandidos, com facões e uma arma de fogo, renderam quatro pessoas, inclusive duas crianças, e levaram vários objetos, como notebooks e câmeras.

De acordo com a aspirante a oficial da PM Laísa Valquíria de Andrade, o roubo no condomínio ocorreu por volta das 19h dessa quinta-feira (26). Parte dos criminosos invadiu a residência e o restante ficou do lado de fora.

Na casa, havia duas mulheres e duas crianças. As vítimas contaram à polícia que os ladrões usavam facões e uma arma de fogo. Apesar das ameaças, eles não feriram os reféns, mas fugiram com vários objetos do imóvel.

Após o roubo, a PM foi acionada. “Por meio das filmagens e das características dos assaltantes, suspeitamos que eles podiam estar na favela do Jardim Europa”, conta a aspirante.

Em diligências na favela, o reeducando foragido e outros quatro suspeitos foram encontrados e detidos, cada um em uma localidade do bairro. Também foram localizados, com eles, os facões utilizados para render as vítimas. A arma de fogo usada não foi achada.

A equipe da PM recuperou diversos itens roubados, como notebooks, câmeras, videogame, pares de tênis e um simulacro de arma de fogo.

RECONHECIDO

Por volta das 0h40 desta sexta-feira (27), a ocorrência ainda estava sendo apresentada na Central de Polícia Judiciária (CPJ). Contudo, de acordo com a aspirante Laísa de Andrade, o reeducando foragido do CPP 3 e outros dois haviam sido reconhecidos pelas vítimas. Os outros também confessaram o crime.

Nas primeiras horas de hoje, o nome do detento recapturado foi divulgado pela 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM): Horácio Rodrigues de Oliveira, 34 anos, assim como as iniciais dos outros quatro suspeitos, que estão detidos: L.F.N., 18 anos; L.F.S., 22 anos; J.R.V., 18 anos e um adolescente de 16 anos. O nome dele não foi divulgado em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

L.F.N. estaria com um dos celulares e uma máquina fotográfica roubados nesta residência e teria indicados onde estavam escondidos os outros objetos das vítimas, além de fornecer informações do local em que estariam os outros três comparsas, confirmando, inclusive, que Horácio de Oliveira teria participado do crime.

Com L.F.S. foi localizado um outro celular roubado. Já com J.R.V. foi apreendido o notebook e com o adolescente um facão e uma espingarda de brinquedo, ambos roubados na mesma casa.

Todos foram detidos pela PM, que confirmou, nesta madrugada de sexta-feira (27), que eles teriam participado diretamente do roubo nesta casa do condomínio, na noite dessa quinta-feira (26).

Os quatro, maiores de idade, foram autuados em flagrante e se encontram à disposição da Justiça na Central de Polícia Judiciária (CPJ). Já o adolescente, foi apreendido e será encaminhado para a Vara da Infância e Adolescência.

Os objetos recuperados estão sendo devolvidos às vítimas.

DIVERGÊNCIA NUMÉRICA

A PM de Bauru retificou, nessa quinta-feira (26), o número de recapturados. A informação errônea fornecida pela corporação de um preso a mais se deu porque um reeducando detido na quarta constava como foragido do CPP 3, mas a data da fuga era anterior à rebelião. Com a recaptura do preso envolvido no assalto em Bauru e do outro que se entregou em Marília, os números chegam agora a 112 recapturados. Ou seja, 40 ainda seguem nas ruas.

Saídas estão suspensas

Os 208 reeducandos que trabalhavam e estudavam e que não estavam envolvidos diretamente com o motim foram temporariamente impedidos de sair do CPP 3 desde a última quarta. A SAP diz que a suspensão das atividades externas ocorreu por motivos de segurança. O órgão afirma que a retomada dos trabalhos ocorrerá na próxima semana.

A SAP informou que está prevista a remoção de presos para outras unidades de regime semiaberto, mediante a necessidade de adequação da população no que sobrou no prédio.

fonte:  JCNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar deste Blog!