quinta-feira, 4 de maio de 2017

Agentes Penitenciários invadem Câmara dos Deputados

fonte: o Globo


Videos da invasão

BRASÍLIA. A comissão especial da reforma da Previdência foi invadida por agentes penitenciários - que protestavam do lado de fora do prédio da Câmara dos Deputados - logo depois da retirada de um destaque que asseguraria à categoria as mesmas regras especiais dos policiais federais. Estes trabalhadores poderão se aposentar aos 55 anos de idade e não aos 65 anos, conforme será exigido dos demais trabalhadores, depois da aprovação da reforma. Com a invasão, houve tumulto e a polícia legislativa entrou em ação com gás de pimenta para desocupar a sala. Depois de cerca de meia hora, os agentes deixaram o local, a pedido dos deputados. Com isso, a sessão foi suspensa.

O presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS) informou que decidirá nesta quinta-feira a reabertura dos trabalhos para dar continuidade à votação dos dez destaques de bancada que ainda faltam. O texto principal da reforma já foi aprovado pelo colegiado.

Antes da invasão, a sessão tinha sido suspensa temporariamente pelo presidente da comissão, diante do risco de derrota do governo depois que o PSDB encaminhou voto favorável aos agentes penitenciários. Marun pediu ao autor do destaque, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) para que ele retirasse a emenda e se comprometeu a defender o pleito da categoria durante a votação da proposta no plenário da Câmara. Faria de Sá então desistiu do destaque - apresentado em nome da bancada PTB, PROS, PSL e PRP.

Os agentes penitenciários chegaram a ser incluídos na reforma pelo relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA) no inicio da sessão. No meio da tarde, Maia desistiu da ideia, alegando que foi pressionado por deputados. Segundo o relator, os parlamentares criticaram a sua decisão de beneficiar a categoria, um dia depois que esses servidores invadiram o prédio do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar deste Blog!