segunda-feira, 1 de maio de 2017

Mulher acusa CDP de Capela do Alto pela morte do filho preso

fonte: g1.com


'Deixaram meu filho morrer', diz mãe de preso que teve infecção em presídio de Capela do Alto

Alda Santos Pereira, de 46 anos, reclama de negligência no atendimento médico após filho ter furúnculo. Detento chegou morto no pronto-socorro da cidade, conforme prontuário. SAP instaurou inquérito para investigar o caso.

Os dias da dona de casa Alda Santos Pereira, de 46 anos, têm sido de augústia e revolta depois da morte do filho, que estava preso na Penitenciária de Capela do Alto (SP). Segundo a mãe, a morte foi causada por negligência no atendimento médico ao rapaz dentro da unidade após uma infecção.

Edson Pereira de Santana, de 31 anos - que cumpria pena por tráfico de drogas -, chegou já morto no pronto atendimento da Unidade Mista de Saúde de Capela do Alto, conforme informações do prontuário médico do paciente. A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) informou que o CDP tem equipe médica para atendimento dos detentos e que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte do preso (veja a resposta da SAP na íntegra abaixo).

Em entrevista ao G1, a dona de casa contou que foi informada por colegas de cela do filho que ele teve um furúnculo nos glúteos, que foi tratado a base de medicamento na unidade. Porém, depois apareceram mais três furúnculos, mas, dessa vez, no pescoço.

Depois de três dias do início dos sintomas, Edson teria desmaiado dentro da cela e, segundo a mãe foi informada por outros detentos, teria morrido naquele momento. "Daí só assim levaram meu filho para a enfermaria do presídio, mas não adiantava mais nada. Ele já estava morto. Tanto que só aí foram pedir a ordem de saída emergencial para levá-lo no hospital."

Ainda conforme a mãe, a saída do filho ao hospital não teve escolta. "E o que me chamou a atenção é que não teve solicitação a escolta da Polícia Militar, que é obrigatório para transferência de preso", alega.

Alda acredita se tratar de um caso de negligência que reuniu todos os documentos da morte do filho e pretende entrar na Justiça contra o Estado. Ela acredita que, apesar do prontuário médico mostrar que óbito foi constatado às 0h25 do dia 30 de março na Unidade Mista de Saúde de Capela do Alto, o filho tenha morrido, na verdade, na tarde do dia 29 de março, quando passou mal e desmaiou na cela, conforme outros detentos lhe contaram.

Atendimento médico no CDP


A SAP informou que o Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto possui equipe de saúde formada por dois médicos, duas enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem, uma auxiliar de enfermagem e três dentistas.

A SAP disse que o preso Edson Pereira de Santana deu entrada no Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto no dia 19 de janeiro deste ano e, no dia 10 de fevereiro, passou por atendimento com o médico da unidade, devido a um furúnculo na nádega, sendo receitada Cefalexina para o tratamento.

Já no dia 20 de março, a SAP explicou que devido a um furúnculo na cabeça, ele passou novamente por consulta com outro médico da unidade que também receitou para o tratamento Cefalexina e Nebacetim. Mas, no dia 29 de março, o detento passou mal e foi levado para a enfermaria para observação, sendo em seguida encaminhado para atendimento externo no Pronto Atendimento Médico Emergencial da Unidade de Saúde de Capela do Alto.

Mesmo alegando que o preso teve toda a atenção e os cuidados médicos necessários dentro da unidade de Capela do Alto, a SAP instaurou um Procedimento Apuratório Preeliminar para averiguação das circunstâncias da morte do preso.

7 comentários:

  1. Se parassem de PRODUZIR/BEBER "MARIA LOCA" NÃO TERIA TANTA INCIDÊNCIA DE FURÚNCULO......

    ResponderExcluir
  2. Os outros presos da cela contaram pra ela???? Confirmou que os vagabundos estão fazendo uso de celular.

    ResponderExcluir
  3. Leia isso.Jhow!!!,os presos informou🤔

    ResponderExcluir
  4. Um vagabundo a menos. Quantas pessoas de bem morrem nas filas dos Hospitais por falta de atendimentos não são indenizadas e tbem não são noticias, pessoas de bem que pagam os seus impostos, agora morre um vagabundo desses e esta senhora quer indenização do estado?? Total inversão de valores!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um vagabundo a menos? E se fosse seu parente ou algo do tipo, o querido tenha um pouco de respeito e cuida da sua vidinha faz favor p nois, nao interessa oque ele é ou oque ele deixo de ser, a mae dele pediu algo p leva p ele no jumbo não ne entao menos ai.

      Excluir
  5. Essa mulher Alda ficava controlando a fila de visitas em Guareí, a família dela toda é presa, tinha dois filhos e amásio presos na P2 de Guareí. Ela era do corre, vivia se sobressaindo de malandrona e tinha filhos e amásio preso em cadeia de seguro. Oportunista.Quem é do sistema basta consultar o GPU e ver o histórico dessa criatura.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por participar deste Blog!