segunda-feira, 3 de abril de 2017

Agente Penitenciário mata preso em audiência de custódia.

fonte: g1.com



Manaces dos Santos Dultra, de 33 anos, morreu nesse domingo (3) depois de ter sido atingido por um tiro disparado por um agente penitenciário dentro do Fórum de Cuiabá, após ter passado por audiência de custódia devido ao crime de tráfico de drogas. O detento foi atingido nas costas e chegou a ser levado para o Pronto-Socorro da capital, mas não resistiu. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos informou que abriu procedimento interno para apurar o ocorrido.

O agente penitenciário, identificado como Pery Taborelli Neto, teve a arma, uma pistola ponto 40, recolhida e será ouvido pela Polícia Civil.

Conforme a Sejudh, Manaces tinha saído da prisão no dia 23 de fevereiro deste ano e era monitorado por tornozeleira eletrônica. Nesse fim de semana, porém, ele foi preso por tráfico e teve a prisão decretada pela juíza da 9ª Vara Criminal, Renata Parreira., após a audiência de custódia.

Quando Manaces e os outros presos estavam sendo levados para a carceragem do Fórum, ele conseguiu soltar as algemas de mão e tentou fugir. Manaces recebeu ordem para parar, mas como não o fez, o agente penitenciário atirou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi chamado e levou Manaces ao Pronto-Socorro de Cuiabá, mas ele não resistiu. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa abriu inquérito para investigar o caso.

A Unidade de Correição da Sejudh informou que está acompanhando a ocorrência, assim como o sindicato dos agentes penitenciários, Sindspen-MT, que afirmou que o servidor público agiu dentro da legalidade.

11 comentários:

  1. Penso que não deviam postar o nome do agente.

    ResponderExcluir
  2. Sinuca de bico...Se ele deixa o preso fijir perde o emprego se atira os direitos dos mansos cai de pau... É melhor virar cidadão desonesto e pronto.

    ResponderExcluir
  3. "QUEM FOGE NÃO OFERECE RESISTÊNCIA". QUE EXCLUDENTE DE ILICITUDE CABE AQUI? A FUGA DE PRESO, SÓ É CRIME NO CASO DE ARREBATAMENTO, FORMA ATIVA E NA FACILITAÇÃO DE FUGA, FORMA PASSIVA, ART 351. VAI LEVAR FERRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certeza que é dos direitos dos manos ou da mesma corja né....

      Excluir
  4. Pior q vai mesmo Jack. Ainda mais tiro nas costas. No MA usamos pistolas de choque agora.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que foi legítima defesa porque se deixa fugir sobra pra ele , então ele atirou na pernas só que o tiro subiu e pegou a costa, lamentável.

    ResponderExcluir
  6. Legítimo cumprimento do dever legal.

    ResponderExcluir
  7. TJ-DF - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO RSE 25821719998070008 DF 0002582-17.1999.807.0008 (TJ-DF)

    Data de publicação: 25/01/2006

    Ementa: RECURSO EM SENTIDO ESTRITO - HOMICÍDIO CONSUMADO E HOMICÍDIO TENTADO - DESCLASSIFICAÇÃO PARA LESÃO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE E LESÃO CORPORAL - PRETENDIDA ABSOLVIÇÃO SUMÁRIA - POLICIAIS MILITARES QUE ATIRARAM CONTRA DETENTOS EM FUGA - EXCESSO NÃO CONFIGURADO - EXCLUDENTE DE ILICITUDE - ABSOLVIÇÃO SUMÁRIA - RECURSOS PROVIDOS - UNÂNIME. AGE NO ESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL O POLICIAL QUE ATIRA CONTRA DETENTO EM FUGA, VALENDO-SE DOS MEIOS NECESSÁRIOS, SEM EXCESSO, DELE NÃO SE PODENDO EXIGIR OUTRA CONDUTA, PORQUANTO ESSE É O MUNUS QUE O ESTADO LHE CONFERE, AUTORIZANDO-O, INCLUSIVE, A PORTAR ARMA DE FOGO, DEVIDAMENTE MUNICIADA.

    ResponderExcluir
  8. Vagabundo é p se fuder mesmo anda mais em se tratando de um bandido q é solto numa audiência de custódia e volta a praticar atos ilícitos.

    ResponderExcluir
  9. Estrito cumprimento do dever legal , impedir a fuga,

    ResponderExcluir
  10. Não houve abuso de força e ele só deu um tiro, infelizmente ou felizmente pegou em algum órgão que já estava podre. ai morreu

    ResponderExcluir

Muito obrigado por participar deste Blog!